terça-feira, 5 de maio de 2009

Silver Apples - Silver Apples (1968) + Contact (1969)

O duo Silver Apples foi um dos primeiros, senão o primeiro, grupo de música eletrônica dançante e foi formado por Simeon Coxe III (sintetizadores e vocais) e Danny Taylor (bateria) em 1967. Por incrível que pareça - e como ainda não haviam sons percussivos eletrônicos - o ritmo era dado pela bateria acústica de Taylor (!!!). Simeon tocava seus nove osciladores de áudio controlados com mãos, pés, cotovelos e, mais tarde, teclados. Também em músicas ocasionais há outros instrumentos acústicos, como banjos e flautas doce.

A música em si é bastante psicodélica e minimalista, com muitas repetições, a ponto de criar um efeito de transe em quem está ouvindo. Além disso, mostra a todos porque aqueles anos no final da década de 60 são tão cultuados por tantos e deixa até os mais céticos como eu se perguntando sob qual influência mística o planeta estava passando para gerar tantas coisas inimagináveis que nos deslumbram até hoje.

Os discos estão postados juntos porque foi assim que foram reeditados em CD. Esses são os discos que foram lançados na época. Há outros, um gravado na mesma época, mas só lançado em 1998 ("Garden") e dois gravados e lançados no mesmo ano de 98 por ocasião da reunião do duo ("Beacon" e "Decatur"). A primeira música de "Contact" é a "You And I", faixa de número 10 no CD.

Para entender o que eu digo só ouvindo esse som maluco!

Have a good trip!

Nenhum comentário:

Postar um comentário